sexta-feira, abril 01, 2011

Gatos X Toxoplasmose - Saiba mais sobre o assunto....


Oi gente, boa noite!!! Quero muito falar desse assunto, pois existem muitas pessoas que têm preconceito com gatos e adoram dizer que gato transmite toxoplasmose. Não é mentira, realmente você pode adquirir toxoplasmose de um gato. Como?  Ingerindo as fezes dele. Você faz isso? Eu não faço, ou seja, é muito mais fácil você contrair a doença comendo aquele churrasquinho mal passado do que de um gatinho fofo. Pelo menos eu, amo muito meus gatos, mas não tenho o costume de comer o cocô deles. Mais se você tem esse hábito muito estranho, por favor, fique longe deles, será melhor para você e melhor ainda para eles (gatos gostam de limpeza e são bem limpinhos). Mas se você quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto e deixar seu preconeito de lado, leia o texto abaixo. 

gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes por um período em média de quinze dias os oocistos não esporulados, sendo que provavelmente esta será a unica vez durante a vida que esse gato irá eliminar os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.

Ou seja, você tem que deixar o cocô do seu lindo gatinho lá na caixinha de areia, ou seja lá onde for o banheiro dele e após esses lindos cinco dias  comer todos os cocôzinhos infectados para assim você botar a culpa nos gatos por ter adquirido toxoplasmose. Que porquinho você é hein. Veja então as outras formas e mais prováveis....

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de animais, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoárioToxoplasma gondi. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, onde serão pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.

Continuo a dizer, não comam o cocô tá? 
E quando limpar a sujeirinha do seu bichano, que tal lavar as mãos?
Olha que idéia legal...(será que eu precisava falar isso?) Questão de higiene  né? Mas por via das dúvidas....

Não existem exames que detectam se os gatos possuem ou não o protozoário Toxoplasma gondii [carece de fontes]; As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.

VIU COMO FOI FÁCIL APRENDER. VOCÊ JÁ PODE PARAR COM O PRECONCEITO E DAR PRO SEU FILHO AQUELE GATINHO QUE ELE TANTO QUERIA, MAS QUE VOCÊ (POR TER OUVIDO ALGUÉM FALAR MAL DOS GATOS), ACABOU NEGANDO.

TER UM GATO É TUDO DE BOM!!! ELES SÃO MUITO ESPECIAIS.

Se quiser um gatinho (ou um cão tbm), pode me enviar um e-mail que temos muitos para adoção.
Beijos!!!!!
thais.matta@hotmail.com



Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

6 comentários:

Layla disse...

Com certeza existe gente que como os cocôs de seus gatinhos. Interessante, agora sei que não posso come-los! :)

Rafah disse...

Thais, seu blog tá lindo. Minha mae passou a toxoplasmose pra mim na gravidez, e fiquei com a vista prejudicada, mas ela nao comia coco hahaha
Amoooooo demais gatos e gente que pensa isso, é gente ignorante.

Paulinha antoli disse...

kkkk Ai nossa, eu como cocô de gato todo dia e ainda não peguei a texo. kkkkkAiii amigaaa, vc é foda! parabéns! hahahah Rimos muito alto aqui! beijooos!

taio disse...

superb

@chikletiFD disse...

Haha.. Gatos, sempre mais sinceros que os cães, adoro gatos porque eles não se importam; haha, quando eles querem carinho eles são simples e diretos chegam se esfregam em suas pernas e quando acham que está bom eles vão pra rua acasalar ou derrubar o telhado alheio. Nunca vi nem um caso de toxoplasmose que foi transmitido por gatinhos, mas sempre rolam as coincidências inconvenientes não é?

Anônimo disse...

eu tenho aids e tive neurotoxoplasmose ,mas acredito que a culpa não foi dos meus gatos , pq sempre convivi com eles e convivo ate hj , amooo meus gatinhos, já tem 7 aninhos os dois, to tomando remédio pq minha imunidade não sobe mas a carga viral e zero da pra entender uma coisa dessa, ai tenho que tomar sulfa,acd folinico e pirimetaminha faze o q