sexta-feira, março 18, 2011

O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel.


Boa noite, como todo mundo já sabe eu adoro cães e gatos, mas minha verdadeira paixão são os gatinhos. Não consigo viver sem eles. Pegar um gato meu no colo e sentir ele ronronar de felicidade me deixa muito mais feliz e me faz até esquecer qualquer coisa ruim que esteja acontecendo. Não compreendo como alguém pode fazer mal a um animal tão perfeito e intenso como o gato (nem com qualquer outro animal). To muito cansada, são 3h42min da madrugada. Vou ver um filme com meu marido. Boa noite, comentem pleaseeee..










O Ronronar dos gatinhos

O ronronar está diretamente ligado ao osso que os felinos têm na garganta, conhecido como hióide (semelhante ao existente na parte anterior do pescoço humano).
Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. "Os grandes felinos, como tigres, leões, leopardos e onças-pintadas, conseguem rugir em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores", informa.
"O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força", explicou.
Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranqüilidade, prazer e safisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.

Miado

Com um propósito semelhante ao do ronrono, o miado também é uma forma do gato indicar sofrimento, fome ou saudação. É comum os gatos domésticos miarem mais do que os selvagens, pois esta é a principal forma de eles chamarem a atenção dos donos.
Além de ter 100 tipos de vocalizações distintas, incluindo algumas que se assemelham com a linguagem humana, o miado emitido pelos machos é muito mais forte e grave do que o das fêmeas.




» Leia mais sobre o Mundo Animal



Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

2 comentários:

Paulinha antoli disse...

Tá lindinho seu blog, amiga! Disserte mais o tema "o afeto dos gatinhos". Muita gente acha q eles não se apegam! Beijinhos!

Vanessa disse...

Olá eu tenho duas gatinhas, por mim teria mais...o problema é que moro em apartamento rsrsrs
As pessoas dizem que os gatos não se apegam ao dono e sim a casa. MENTIRA!!! eles são carinhosos sim e sentem quando estamos tristes, pois ficam do nosso lado o tempo todo.