quarta-feira, outubro 12, 2011

Animal não é brinquedo




Todo mundo adora um animalzinho de estimação. São fofos, dengosos e lindos. Mas não é só isso. Animais são seres que exigem certas responsabilidades que nem todos desejam ter. Todo bicho precisa comer, beber água e "ir ao banheiro". Todo animal necessita de atenção, de um ambiente limpo e de cuidados veterinários. 
Na empolgação de ter um bicho de estimação, as pessoas não pesam os gastos financeiros e emocionais que um animal requer. E, por isso, é uma atitude séria e madura adotar um peludinho. Já pensou em onde deixá-lo quando precisar viajar? Já calculou os gastos previsíveis, com vacinas e rações, e os imprevistos que podem surgir? Já pensou que terá que ensiná-lo a fazer suas necessidades em um local específico e que você precisará limpar?
O número de animais abandonados pelas ruas das grandes cidades só aumenta. E engana-se quem acha que somente os vira-latas ficam por aí, sem um lar. Estudos apontam que a maioria das pessoas que abandona seus animais, comprou e pagou caro por uma determinada raça e que, depois de notar o quanto o bicho depende dele, resolve abandonar. O abandono aumenta ainda mais em períodos de férias. Alguns proprietários de clínicas veterinárias e pet shops relatam, inclusive, casos de pessoas que deixam o bichinho para tomar banho e não voltam nunca mais para buscar.
Em tempos de datas festivas (Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Natal...) encontramos com frequência anúncios com ofertas de animais para serem adquiridos como presentes. Não faça isso! É de extrema irresponsabilidade presentear alguém com um animalzinho sem ter a certeza de que essa pessoa deseja ter essa responsabilidade. Cada espécie e raça vive por um período de tempo, e a média de idade de um cachorro, por exemplo,  é de 13 anos. Um animal de estimação é como um filho que nunca cresce. Ele dependera de você para sempre.
Então, se você pretende ter um mascote, analise todos os contras, pois os prós são garantidos, mas somente para quem quer vivenciar a alegria de ter um animal integralmente.



Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

Nenhum comentário: