quinta-feira, julho 14, 2011

GATO COM ESPOROTRICOSE

MUITOS VETERINÁRIOS INDICAM SACRIFICAR NA HORA UM GATO COM ESPOROTRICOSE. EU ESTOU CUIDANDO DE UMA E NÃO ACONSELHO A NINGUÉM O SACRIFÍCIO DO BICHINHO. A SANDRA  É UMA PROTETORA QUE JÁ CUIDOU DE MUITOS GATOS COM ESPOROTRICOSE E TODOS ELES FICARAM TOTALMENTE  CURADOS.
OLHEM A FOTO DELE. EU O CONHECI PESSOALMENTE E ELE É LINDO DEMAIS.


Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé

105 comentários:

Maurícia Reis disse...

Thais, origado por passar está esperança. Estou cuidando de um gato com mesmo diagnóstico(esporotricose).Ele está bastante ferido na orelha e no rosto.Os donos dele, queriam sacrífica-lo, porém eu me prontífiquei em cuida-lo. Hoje ele esta isolado no quarto grande fechado.Está com a medicação iodeto potássio em 12 em 12 horas e pomada cetaconazol. Fazendo curativo todos os dias.Mas confesso que estou um pouco perdida, pois as feridas até hoje nem secou um pouco. A veterinária pediu pra fazer o curativo e enfaixa-lo e colocar o colar de proteção. Acho que a faixa esta prejudicando a melhoria rápida do tratamento.A veterinária disse que está certo. É correto desta forma? Peço que me oriente e se tiver alguma sugestão de melhoria fico agradecida.Obrigado!!!! Maurícia Reis. e-mail:mauriciareis@oi.com.br

Giulia Christie disse...

Maurícia, o meu caso é exatamente igual ao seu. Tenho que fazer curativos todos os dias nas patas dianteiras que foram comidas pelos bichos e TODOS me criticam por cobrir os ferimentos dizendo que não pode pois o fungo ama locais úmidos e abafados. mas estou seguindo orientação médica mas confesso que estou insegura pois as feridas não secam dessa forma, isso já tem 16 dias. Gostaria de saber a opinião da Thais também!

Marcia André disse...

Olá, meninas (Maurícia e Giulia), meu nome é Marcia e estou tratando há 4 anos minha gatinha, a Sophia, com esporotricose no focinho e o tratamento é bem lento e, recentemente há 1 semana, resgatei um gatinho na minha rua que também tem a doença, e ele está bem ruizinho, com uma ferida enorme nas costas e nas orelhas, já levei ao veterinário e ele já está fazendo o tratamento com Itraconazol 50mg, antibióticos e Interferon e está isolado dos meus outros gatos, mas pelo que li no relato de vocês, acho que o tratamento dos seus gatinhos não seria esse não, pois o curativo que fazemos nas feridas é somente para que nenhum inseto pose nelas e tapar as feridas, NUNCA! O MAIS IMPORTANTE é o antifúngico, como o Itraconazol, que todos os gatos que têm esta doença devem tomar. Procurem se informar melhor, pois ainda, infelizmente, há muitos veterinários que não conhecem a doença a fundo e não tratam o animal da forma devida. Se vocês quiserem outras informações sobre esta doença acessem o site: www.sosfelinos.org.br, lá eles dão bastante informações sobre a doença.
Um abraço e melhoras aos seus bichanos. :-)

Eunice disse...

Márcia André vc disse bem o q estou passando, a dificuldade no tratamento por falta de conhecimento.Levei ao vet um gatinho abandonado que peguei pra cuidar mas tive uma explicação insuficiente, nem a veterinária sabia muito como eu deveria descartar as fezes e material que teve contato com o animal. Fico muito insegura quanto a isso. Também noto que se o gato não tomar um solzinho suas feridas pioram. Não desisto, mas não vejo melhora.

bloog da ciganinha sandra disse...

Estou com meu baby com esporotricose tbm,e estou medicando ele com itraconazol de 100mg,1x p dia,misturado em bolinhos de carne moida,para ele comer,,,mais não é qualquer laboratório q serve,tem q ser ou da praty ou teuto,só assim vcs vão ver melhoras,como eu estou vendo,nada de abafar a ferida,pois piora muito....passe unguento animal nas feridas,que impede que moscas se aproximem....mantenha o local do gatinho sempre limpinho,com agua e ração e no mais é muito amor e carinho,mais com todos os cuidados de luvas....espero ter ajudado...sandra.

luciana moreira disse...

Meu gatinho tem esporotricose, já esta na terceira reincidência dessa doença horrorosa, já foram 3 anos de tratamento com itraconazol e ela sempre voltava, uma conhecida me indicou usar o iodeto de potássio junto com o itraconazol, alguém ai ja fez o tratamento assim para o seu gatinho, e qual seria a dosagem, e tem alguma pomada para as lesões , o meu esta usando a rifocina , mas não esta adiantando, tem alguma outra coisa que funcione realmente, poderiam me ajudar por favor.

Leticia Campos disse...

boa tarde descobri que minha gatinha esta com essa doença,levei ao veterinário e ele passou itraconazol 100 mg estou tratando com esse remédio e ela esta com 2 ferimentos, ele disse pra tratar o ferimento com tintura de iodo humano, sendo que uma ferida esta sarando a outra é maior e estava formando uma casca, mais a casca caiu e o ferimento não sarou esta em carne e vivo, ela parou de comer, esta comendo so dando na boca, estou batendo no liquidificador ração golden e o alimento da latinha ad hills, ele acha que pode esta atacando o figado por causa da medicação, e receitou o remedio HP HAIR PRO FIGADO, ela vai fazer exame de sangue novamente pra ver como esta, estou cuidando e não estou vendo resultado, preciso de ajuda, e gostaria de saber se tem um medicamento mais eficaz pra ajudar a secar as feridas, estou fazendo de td gastando o que não posso, mais não estou vendo resultados. estou fazendo o tratamento ja tem 1 mês e 15 dias.

Audenice sousa disse...

eu tambem to com um gato nesse estado eu acho que ele ta com essa doença qual o nome do remedio que voçe deu para ele se puder mim da o nome por favor obrigado

Monica Ana disse...

Olá boa noite! bom guando soube que meu bichinho estava com osporotricose entrei em. Desespero ainda mais pelo fato de saber que ele era muito arisco p da comprimidos.. E as feridas estavam aumentando pois comecei a pesquisar com fazer p dá os remédios foi aí que descobri a solução de um aplicados de compremidos, bom foi tentando como muita paciência acalmando ele até se acostumar pronto dei o itraconazol uma vez ao dia e xantinon p fígado em comprimido 2 vezes ao dia dentro de algumas semanas já tinha secado todas as coisas feridas e continuei o tratamento na fiocruz graças há deus ele está bom!!!santo aplicador de comprimidos...

Monica Ana disse...

Olá boa noite! bom guando soube que meu bichinho estava com osporotricose entrei em. Desespero ainda mais pelo fato de saber que ele era muito arisco p da comprimidos.. E as feridas estavam aumentando pois comecei a pesquisar com fazer p dá os remédios foi aí que descobri a solução de um aplicados de compremidos, bom foi tentando como muita paciência acalmando ele até se acostumar pronto dei o itraconazol uma vez ao dia e xantinon p fígado em comprimido 2 vezes ao dia dentro de algumas semanas já tinha secado todas as coisas feridas e continuei o tratamento na fiocruz graças há deus ele está bom!!!santo aplicador de comprimidos...

joicy braga disse...

Monica, vc disse que seu gato está bom..secaram as feridas.. mas o que os veterinários dizem quanto a toca-lo? eu tenho medo pois tenho um filho pequeno. a minha gata esta melhor trato dela pessoalmente as feridas bem melhores, mas tenho medo de como posso trata-la pos tratamento acabar.
ela é meu grude onde vou ela vai dormia comigo..sofri tanto ate emagreci

Unknown disse...

Ola queridos, estou arrasada com minha Pérola (felina de 1 aninho). Peguei para tratar, iniciou com uma pequena lesão no nariz e já trato a 3 meses e mio com Itraconazol 100mg. Num período quase fechou, mas depois voltou pior e só vem abrindo a lesão em torno do nariz. Ela parou de comer e emagreceu mto. No momento toma Gaviz para o estômago, HPhar para o fígado e o veterinário reduziu o Itraconazol para 60 MG uma vez ao dia.
Devido a essa piora, iniciou Iodeto de Potássio manipulado, 5 MG uma vez ao dia.
Estou dando pate Ad Hill e um leite especial (nutralife) na seringa 30 ml. por dia. Ela voltou a comer bem.agora, só não bebe agua e dou na seringa tbm.
Eu estou com o coração dilacerado vendo só a ferida aumentar. Já tentei alguns lugares referência nesse tratamento mas não consigo vaga. Peço a Deus a todo instante para sessar esta doença e torço por todos vcs q estão lutando como eu e mha Pérola. Deus nos abençoe.

joicy braga disse...

Eu recomendo a Fiocruz procure o setor de zoonoses, tratei minha gata Edith ela está ótima.
Acho que sinceramente é de gato pra gato todos tomam itraconazol (remédio pra doença)e alguns nao respondem .

Unknown disse...

Estou fazendo o mesmo tratamento no meu gatinho e estou espantada com a melhora dele,com dois dias as feridas já fecharam...mas só uso o itraconazol o iodeto,coloco o colar e coloco o spray mata bicho prata que já vem com antceptico junto.ele melhorou muito rapido

jussiaryf freitas disse...

Estou fazendo o mesmo tratamento no meu gatinho e estou espantada com a melhora dele,com dois dias as feridas já fecharam...mas só uso o itraconazol o iodeto,coloco o colar e coloco o spray mata bicho prata que já vem com antceptico junto.ele melhorou muito rapido

joicy braga disse...

não desistam. minha gata está 6 meses em tratamento. 2 meses ja estava linda e bagunceira outra vez! paciencia e cuidado.recomendo água sanitária e o colar elisabetano.minha gata lambia as feridas depois do uso do colar ficou tudo mais fácil

Anônimo disse...

Oi, gente! Meu nome é Cristiane.
Vejo o desespero de muita gente aqui e resolvi relatar o caso do nosso gatinho Tinky Winky, de 6 anos.
Apesar de castrado ele deve ter brigado com algum outro e pegou a Esporotricose.
Não temos posses para tratamentos caros. Vejo nomes de tantos remédios por aqui e estranho muito. Ele está em tratamento há 10 meses. Damos, por orientação do veterinário, 1 drágea de Itraconazol 100 mg 1 vez por dia. Abrimos a cápsula e misturamos a um pouco de Whiskas sachê.
O itraconazol realmente é mais barato na Ultrafarma. Não damos o manipulado porque consultando os blogs soubemos que não é confiável.
Nosso gato melhorou rapidinho das poucas feridas arredondadas que tinha nas patinhas, sem qualquer outro remédio. Come e bebe normalmente, brinca. Esperto como sempre. Não se abateu porque tratamos logo no começo.
Infelizmente certo mês ficamos sem dinheiro pra comprar o remédio e apareceram sintomas respiratórios da doença. Voltamos com o Itraconazol, mas os problemas respiratórios não regrediram. Só foram piorando. Ficamos com muito medo de perdê-lo e revirei os blogs procurando solução para isso. Encontrei e funcionou perfeitamente!! TETRACICLINA 100mg, 1 drágea diária. Abri a cápsula e misturei no Whiskas. Ele só tomou 1 vez. O cheiro é muito forte e ele rejeitou as outras tentativas. Mas esta única dose funcionou, graças a Deus! Problemas respiratórios eliminados, voltamos com Itraconazol.
Há uns 2 meses atrás ele começou se deitar em lugares diferentes, mudou a posição em que costumava dormir e 2 dias depois passou a ter episódios de vômitos sem que mudássemos a alimentação ( Cat Chow ). Que susto!!! Levei logo ao veterinário e ele mandou parar o Itraconazol por 1 semana e dar Xantinon. 2,5 ml 2 vezes ao dia. Resolveu. Voltamos o tratamento com o Itraconazol.
Nessa parada de 1 semana voltou uma feridinha da pata. Não sangra, só fica rosadinha e úmida. Não aumenta, não piora, mas também não fecha. Então busquei de novo nos blogs a resposta, pois percebi que os veterinários não gostam dos tratamentos alternativos e muitas vezes não sabem ao certo como tratar alguns sintomas esporotricose. Se não fossem os blogs nosso gato teria morrido pelos problemas respiratórios que surgiram. Então agora vou aplicar a solução de iodeto de potássio, mencionada aqui e em outros blogs, na feridinha pra ver se regride. Ela não dói, ele não reclama. Mas é foco do fungo, semelhante à saliva.
Enfim, realmente É PRIMORDIAL não interromper o tratamento com o Itraconazol! Só me preocupa o fato de não haver um prazo certo de tratamento. O bichinho ficará tomando remédio até quando? Vou questionar com o veterinário a duração (já dura 10 meses!), se é para aumentar a dose para 150mg por dia ou não. Mas temos fé na cura dele.
Outra coisa. Temos outros 7 gatos e nenhum pegou a doença. Me parece que o terror que fazem sobre o risco de contágio, tanto dos donos quanto de outros gatos da casa, é um grande exagero. A mordida e contato com as feridas passam a doenças sim, mas sentar no mesmo sofá, pegar no colo, nada disso nos afetou nestes 10 meses. Talvez quem tenha baixa imunidade possa pegar, né? Essas coisas variam de pessoa pra pessoa.
Uma amiga minha do trabalho pegou porque forçando o gatinho a engolir a drágea, coitada, levou uma mordida. No furinho da mordida surgiu uma bolhinha que virou uma feridinha. Já sabendo do que se tratava tomou Itraconazol 100 mg por 6 meses sem interrupção e ficou boa.
Espero ter sido útil e agradeço a ajuda de vocês. Daqui a uns dias retorno para dizer se o iodeto de potássio fechou a feridinha dele.
Beijos, senão não páro de falar!!

Anônimo disse...

oi, a veterinária disse que não pode dar leite e nada que seja feito com leite procure dar fígado e nunca dar o remédio sem comida para não fazer mal para o fígado foi a veterinária da Fio Cruz e tem que dar o remédio todo dia não pode deixar de dar nem um dia.
Já cuidei de um na Fio Cruz por um ano ficou bom agora cuido de outro já tem um ano e 4 meses e não esta bem ainda.

Anônimo disse...

Tenho uma gata e um gato com esporoctrose. O tratamento é feito com iodeto de potássio 30mg uma cápsula ao dia. Em 30 dias já estão quase curados 99 por cento melhor.

Anônimo disse...

Não precisa passar pomada. Só uso Iodeto de potássio 30mg uma cápsula ao dia. 99 por cento melhor em 20 dias de tratamento.

laura disse...

Mas o veterinário passa o iodeto?
Peguei um filhote está com feridas no rabo
Vou leva-lo na vigilância sanitária amanhã

Leandro Secco disse...

meu gato sumiu por mais de 15 dias, pensei até q tinha morrido, quando voltou já estava com a esporotricose. Procurei assistencia na Fiocruz mais até segunda ordem não estão atendendo, fui ao hospital de animais na Mangueira, cheguei la as 5 da manhã, ele foi consultado mais infelizmente estava em falta o remédio Itraconazol, o médico passou iodeto de potassio 60mg 1 vez ao dia, e disse para esperar que eles iriam entrar em contato quando chegasse o Itraconazol, bom, já fazem 15 dias e até agora estou na espera do remédio. Com dificuldade comprei na farmácia mesmo, porém esse remédio é muito caro. Ele me disse q podia fazer corativos, mais percebi q as feridas ficavam muito umidas, com muito sangue e tava dando um cheiro ruim. Comprei unguento e colar, comecei hoje, espero q ajude na cicatrização, pois não esta mais fechado com corativo. O único problema é q a Fiocruz não ta atendendo e o hospital na Mangueira não tem o remédio. Fica muito complicado, mais estou fazendo o possível pelo meu bichinho. Fora o medo pois tenho um cachorro no quintal, cerquei e ele não tem acesso ao gato, mais mesmo assim dá medo.

Jorge Desterro disse...

Oi Leandro. Também estou com mesmo problema, consegui o medicamento itraconazol mais barato, comprando na ultrafarma. Boa sorte

Unknown disse...

Minha gata está há bastante tempo com uma ferida na pele q só cresce
3 veterinários concluíram q era esporotricose
Comecei o tratamento com 100 mg ao dia de itraconazol, mais não estou vendo melhora,a ferida não seca nem cicatriza mesmo eu administrando o remédio corretamente
Faço curativos, porém minha gata coça a ferida demais
Não vi em nenhum lugar algo sobre coçar ser um sintoma desta doença
Se fizer um exame de sangue será que a doença correta vai ser identificada ou pode estar mascarada pelo antibiótico?

Jorge Desterro disse...

Oi Debora. Entre em contato comigo jdesterro@hotmail.com

Jorge Desterro disse...

Debora, minha gata também estava com esse mesmo problema, tomando itraconazol sem resolver, mais de 6 meses. Falei com minha 3ª Vet, a mesma associou o itraconazol com brometo de potássio 5mg (foi manipulado em farmácia confiança), houve até uma melhora, mais as feridas voltaram minar água, então a Vet associou mais prednisolona, 10 dias comprimido 5mg de 12 em 12 horas e depois 10 dias comprimido 2,5mg 1 ao dia. Agora estou vendo resultado, as feridas menores já secaram e as maiores pararam de minar água e já estão secando. As feridas da minha são só nas patas. As feridas coçam sim, a minha comprei um colar nº 2, é de tecido emborrachado R$ 47,00 senão ela abre as feridas com a língua, mesmo com o colar, ela faz os movimentos para coçar e lamber as patas. O único medicamento para passar nas feridas é POVIDINE, R$ 10,00 muito importante é vc não tampar as feridas, fui orientado assim pela Vet, estou tratando na SUIPA. Eu já estava desanimando, agora já estou mais confiante, estou nos primeiros 7 dias, converse com seu Vet. Espero ter ajudado jdesterro@hotmail.com

joicy braga disse...

Minha gata só melhorou quando eu coloquei o colar. Faça isso.
se ela coçar não cicatriza.

Sandra Raquel disse...

pessoal obrigado pela sugestão de vcs perdi duas gatas mesmo tratando com itraconazol não teve jeito to tentando salva os dois( frank,jonh) que agora voltaram a comer mais tao magrinho demais agora vou ver se compro colar jonh para de ser lamber pois ele ta pior uma ferida no rabo horrível e fedendo tem horas que meu marido impricar mais au mesmo tempo fica com pena por que choro por causa dos gatos sou apaixonada e não vou abandona-lo..

Anônimo disse...

Trato meu gato com itraconazol .. mas acho que afetou o fígado dele pois ele não come , está muito fraquinho , vomitando .. o que posso dar para ele ??

Anônimo disse...

Tatro meu gato com itaconalzal e ele está muito fraquinho acho que afetou o fígado o que posso da a ele ?

Marianne disse...

Estou dando Hphar para proteger o fígado junto com itl

Jorge Desterro disse...

A Dra. que trata minha gata receitou TUMOMODULINA 20mg é manipulado, o meu bicho está comendo normalmente. Se parar de comer tem que dar comida umida, aquele patê wiskas ou purina, com seringa grossa, enfiar goela abaixo. Boa sorte

Fabiana Rodrigues disse...

Oi pessoal. Esse iodeto de potassio e manipulado? Não encontro em farmácia comum?

Jorge Desterro disse...

Oi, boa noite Fabiana. Sim, o iodeto de potássio é manipulado sim. A minha Vet, receitou 1 microcápsula 21mg, durante 30 dias, após esse prazo fará nova avaliação. Vc vai precisar de receita. Boa sorte

Fabiana Rodrigues disse...

Muito obrigada Jorge.

Adriana disse...

Estou tratando de uns gatos de rua que ficam no meu trabalho, tivemos um surto de esporotricose aqui e muitos pegaram, nem todos consigo fazer o tratamento e alguns tive que levar no zoonoses para sacrificar, pois são muito ariscos e não deixam dar o remédio a eles.
Ouvi dizer que tem algumas pessoas fazendo tratamento com própolis e que estão tendo bom resultados, passam o extrato nas feridas e ainda colocam algumas gotas na água que o gato bebe.
Gostaria de saber que medicamento para o fígado seria bom dar para os gatos, o Zeca um dos gatos que cuido as vezes vomita, sinto que ele anda meio intoxicado.

Obrigada!

Jorge Desterro disse...

Oi Adriana, boa tarde. A minha Vet passou TUMOMODULINA, custa + ou - R$ 50,00 35ml é manipulado, duas vezes ao dia, outras pessoas que conheci usam XANTINON que é mais barato. Me passe um email, tenho algumas caps de SAME 90mg. jdesterro@hotmail.com

Adriana disse...

Boa tarde Jorge!
Meu e-mail é acdrilika@hotmail.com
Eu pensei em dar Xantinon para o Zeca, mas fiquei na dúvida em tratar com esse tipo de medicamento humano.

Maria Das Graças disse...

Oii alguem pode me ajudar estou com um gato q cuido na porta da minha com esporotricose nao e meu mais cuido nao tenho mais condicoes de levalo ao vet pois alem de ta ciudando dele tenhos 7 outros dentro de casa levei no vet e passaram clavulin intraconazol.e profenid ja estou dando a medicacao a 10 dias e nao tem melhora nenhuma li sobre o iodeto de potassio mais me disseram na farmacia q nao vende mais .consegui o xarope mais nao sei se posso dar alguem me ajuda

Jorge Desterro disse...

Oi, boa noite Mª das Graças. O Iodeto de Potássio é manipulado, de acordo com o peso do animal e a quantidade de mg da capsula. Vc precisará de receita do seu Vet, melhor não dar o xarope sem orientação de um Vet. Boa sorte

Janet Spindola disse...

Eu dou glicopan ou glicofarm para aumentar a imunidade e xantinon para o figado

Maria Das Graças disse...

Ok muito obg pela ajuda.html

Isabele disse...

Oii jorge boa noite !preciso da sua ajuda! Meu gatinho (leo) está muito magrinho não está comendo direito nem bebendo água.
Gostaria de uma indicação num vet confiável e de preferência barato no Rio de janeiro e ajudá-lo.
Ele toma iodeto de potássio manipulado e itraconazol também manipulado ! Vc acha melhor comprar em pílula itra e misturar com wiskas? E esse remédio TIMOMODULINA ele é bom para imunidade e para o fígado?
Meu e-mail é: belleartes2@gmail.com

Anônimo disse...

Tenho dois gatos em tratamento com itraconazol de 100mg ,eles não tem mais as feridas,mas devo continuar o tratamento por mais dois meses.dizem que faz mal dar leite pra gatos,mas eu administro itraconazol sempre com leite na seringa,até agora na tiveram problemas de fígado.

everton xavier disse...

ola meu gato esta no tratamento , porem ele parou de comer , esta muito magro oque eu faço ?

Maria Das Graças disse...

Ola vc esta dando o itraconazol?o meu estava com o rosro todo tomado pela espirotricose no entanto nao parou de comer mais estava bem magro ele come bastante raçao em sache ou uiska em lata .tenta esse tipo de raçao pra ver se ele come o meu eu dou esses sache e coloco o itraconazol dentro e dar super certo

FÍSICA DE PARTICULA disse...

Olà a todos(as)!

A FIOCRUZ trata a esta doença com o ITRACONAZOL de 100mg e o iodeto de patássio de 30 mg
pesquisando vi um trabalho academico publicado fazendo referencia aos dois medicamento citados nas msgs. Parabens almas bondoosas!

Anônima disse...

Olá, meu gatinho está tomando itraconazol mas está tendo reações acredito que seja efeito do remédio. Será que posso dar algum medicamento para aliviar as dores?

Anônima disse...

Olá, meu gatinho está tomando itraconazol mas está tendo reações acredito que seja efeito do remédio. Será que posso dar algum medicamento para aliviar as dores?

Maria Das Graças disse...

Olha eu te indico com certesa vc levar no veterinario so ele pode saber qual o remedio dar a ele .pq nao podemos sair sando remedio por conta propria ou por idicaçao pois o q serve pra um pode nao servir para outro .e acabar piorando a situaçao dele .

Carla Flávia disse...

O meu 🐈 está com esporotricose e iniciei o tratamento com itraconazol de 100mg (para atacar a doença) e xanton complex (para não agredir o fígado do animal). Medicamentos de 12 em 12h, misturado a um patê. Está aceitando bem. Tenho fé em Deus que, por intermédio de São Francisco de Assis, meu bichinho será curado.

joicy braga disse...

minha gata teve tenham fé..administra direitinho e poe o colar elisabetano pra nao lamber as feridas.

ela está linda e levada. nome de Jesus!

Gustavo Cordeiro De Abreu disse...

Manipulação farmácia

Leny disse...

Gente, eu descobre um remédio excelente para cicatrizar, a violeta genciana 1°. Uma gotinha já é suficiente para no mesmo dia cicatrizar, mas não pode ficar passando todos os dias, só quando tiver aquela aguinha na ferida. O problema do meu gato é que elecoça muitooo!!! E eu fico muito triste. Quando esta quase sarando ele vai e arranca tudo!!! Fica na carne viva!!! Esse fungo deixa a ferida quente, parece que queima muito. Como tenho cachorro esse gato entre e sai pela janela do meu quarto. Ele come e dorme no meu quarto. Ele vive mais nos telhados, pois ele era da vizinha que mudou. Agora eu cuido dele. E meus cães odeiam gatos. JÁ COMPREI O COLAR, MAS ELE FICA DOIDÃO NO MEU QUARTO e muito triste, que dificulta a cicatrização e QUEBRANDO AS COISAS, ELE É SUPER BRAVO. Sei que preciso colocar o colar. Vou tentar colocar hoje.

Leny disse...

Encontrei este estudo sobre a esporotricose. Quanto mais trocarmos ideias melhor será para todos nós. https://www.equalis.com.br/arquivos_fck_editor/TCC_Patricia%20Acosta_Esporotricose%20Felina.pdf

Leny disse...

Eu ja imaginava que o gato estava com essa doença pois estudei sobre "ferida que não cicatriza" ai descobri a esporotricose. Por conta comecei a dar o itraconazol. Mas no dia que eu fui colocar o colar nele, o gato virou uma onça e empurrou o colar onde tirou toda a casquinha da testa dele, ai comecei a chorar e levei no veterinário. Chegando lá, o veterinário fez rapagem, e falou que eu podia até deixar ele internado mas que nada iria adiantar, ele falou que tinha certeza que era esporotricose, e mandou eu parar com itraconazol e me passou dois remédios antibióticos. Eu achei estranho, mas confiei pois tem muitos anos que eu trato os meus cães por lá. Depois de dois dia veio a confirmação. Ai eu liguei para o veterinário e ele falou que eu deveria continuar com a medicação que ele indicou, mas eu percebi que a ferida na testa estava maior e cheia de uma água babenta, ai eu falai que iria dar o itraconazol, foi quando ee falou que eu tinha que voltar lá para ele ver o gato. Sincera manente, foi nesse momento que eu me senti enganada em todos os sentidos. Eles induzem muitas coisas para que seu animal tenha que voltar sempre para a clínica. Fiquei chateada e não consigo confiar mais em nenhum veterinário. Agora tudo eu estudo pela net em textos de estudos e de dicas como a de vocês O gato já deveria ter sarado, mas por conta de ganancia dos outros o gato piorou e até hoje estou tratando dele com o itraconazol, foi aquando eu coloquei a violeta genciana e vi que ajudava, tbm comentei sobre isso com o veterinário e vi que ele não dava nem conversa para não dar dicas sobre o tratamento. Hoje já faz 3 meses que estou dando o itraconazol 100 com xantínon 2 vz ao dia, e por ele coçar muito e ferir o mesmo machucado percebo que ele esta estressado e agitado então entrei com um anti-inflamatório durante 7 dias.Mas desde a epoca que eu parei de dar o itraconazol apareceu varias bolinhas na cabeça que estão crescendo, atrás da orelha tbm e ficam quentes. Tadinho, espero que estes pesquisadores desenvolvam uma vacina urgente!!!

Maria Das Graças disse...

Nao pare de maneira alguma com o itraconazol e ele q bai curar. Procure tambem iodeto de potasio manipulado vai sarar mais rapido.ja curei tres gatos de rua q estavam muito critico nunca perdi nenhumaa

Leny disse...

Obrigada pela força, o itraconazol eu coloco as bolinhas na boca dele e jogo água pra ele engolir melhor, pois ele não engole o capsula e nem como na comida. Maria Das Graças o iodeto de potasio pode dar junto com o itraconazol e só a noite?

Anônimo disse...

eu to achando estranho parece que a ferida virou uma esponja de sangue e esta maior. Estou muito preocupada, pois parece que o itraconazol não esta fazendo efeito, eu nunca deixo de dar ele o remédio. hoje ele coçou tanto que esta todo ferido

Luzinha Rocha disse...

Cuidado c o povedine!! Passei numa gatinha um tempo depois começou cambalear, babar, vomiyou. Levei no vet aplicou um anti tóxico mas infelizmente faleceu. Só pode ser o povedine q lambeu coitadinhaaaa.

Anônimo disse...

O iodeto de potássio 30 mg é pra passar na ferida ou é para dar o comprimido junto com o itraconazol? Me ajudem por favor!!E estou desesperada! Meu gato esta tomando a 3 meses itraconazol e só esta alimentando, e ainda a veterinária me chamou atenção, falou que ele não sarou porq eu estou dando o itraconazol genérico.

Anônimo disse...

e...
O iodeto de potássio 30 mg é pra passar na ferida ou é para dar o comprimido junto com o itraconazol? Me ajudem por favor!!E estou desesperada! Meu gato esta tomando a 3 meses itraconazol e a ferida só esta aumentando, era uma bolinha na testa agora a ferida tomou toda a testa e esta chegando no olhinho... e ainda a veterinária me chamou atenção, falou que ele não sarou porq eu estou dando o itraconazol genérico. Agora mandei manipular na farmácia Souza Aguiar. Quero dar esse iodeto de potássio pra ver se ele vai melhorar.

Irene disse...

Olá pessoal estou com minha gatinha Tigresinha parida há 2 meses e com esporotricose, estou tratando com irracinazol 100mg por dia, xantinon 2ml e estava cobrindo o curativo, porém acho que estava piorando com mal cheiro e úmido. Resolvi deixar aberto, limpei com soro e degermante e passei unguento. Vamos ver se melhora. Tive que isolar ela dos filhotes, uma pena, mas estou providenciando um lar para eles. Obrigada a todos pelas valiosas dicas, com fé em Deus nossos bichanos vão se recuperar.

Irene disse...

Boa noite pessoal! Hj percebi uma grande melhora nos ferimentos da minha gatinha com esporotricose. Como havia dito antes eu estava cobrindo a diferença é que passei a usar unguento e deixei aberto.

Irene disse...

Boa noite! Minha gata Tigresinha está muito melhor, os ferimentos estão quase fechados. O segredo é n cobrir e limpar todos os dias, além das medicações corretas.

Maria Das Graças disse...

Oi eu ja curei 3gato de rua com esporio.procura nas farmacias xarope neo com Loreto de potássio e difícil e contar mais encontra eu sempre consigo nas farmácias ofertao ele cura rápido aquele fungado e dificuldade de respirar.foi o ver q passou e muito bom um gato com 4 kg tem q tomar 4 ml de 12vem 12.fala com seu vet pra q ele passe

Unknown disse...

Maria, obrigada por me responder. Tem como vc me passar o seu zap ou e.mail? Pois é o meu gato esta tratando a 4 meses com a orientação da vet e o maior problema que vejo e a coceira que dá. Quando ele coça a ferida dobra pois esta cheio de esporo por baixo. Vou comprar o xarope, já encomendei por aq, tbm não achei em nenhuma farmácia. Se eu não conseguir vou ter que manipular. Meu e.mail é professoraemiliene@yahoo.com.br. Abração.

Irene disse...

Boa noite pessoal, Minha gata Tigresinha está praticamente curada! As feridas cicatrizarcicatrizaram e agora estou cuidando para ela engordar um pouco, pq ela emagreceu muito com a doença. N parei as medicações e agradeço as dicas aqui adiquiridas, a dica para uso do unguento foi fundamental na cicatrização. Boa sorte a todos .

Marcia disse...

Gente, Alguém notou piora mesmo depois de iniciado o tratamento. A gatinha q estamos tratando, q fica na empresa do meu marido, em vez de melhorar, piorou muito. 1 mês de tratamento com itraconazol e ela piorou nos últimos 10 dias. To bem assustada com receio de ela ter de ser sacrificada. A vet mandou aumentar a dose pra 100mg ao dia.
Alguma outra dica?

Leny disse...

Essa doença é assim mesmo, ela melhora e piora... melhora e piora até conseguirmos ajudar que ele fique curado de vez. Esse tratamento é longo... Além do itraconazol de 100 ajuda tbm o xarope de iodeto de potássio e o anti inflamatório prednisolona. Mas o pior no meu caso foi a coceira que o gato arrumou na ferida... quando eles coçam a ferida vai espalhando mais. Como ja experimentei um monte de coisa, o melhor até hoje no meu caso foi: * omeprazol meia hora antes das medicações, itraconazol 100 a noite, iodeto de potássio 4 ml de noite e de manhã tbm 4 ml (estou dando direto), e durante 5 dias o prednasolina de 5 mg.Primeiro eu dei o prednisolona depois que eu iniciei o iodeto. A vet tbm medicou o leucocem 80 mg para ajudar na imunidade do gato. O local deve ser limpo todos os dias para ajudar a não pegar pulgas, pois as pulgas vão para a ferida e o gato acaba coçando a ferida e virando algo horrível. Se a ferida estiver bem avermelhada e inflamada limpe com gazinha e soro, depois coloque uma gota de violeta genciana, pois ela vai ajudar de parar de sair aquele liquido que fica escorrendo da ferida. Caso queira tbm existe uma pomada milagrosa chamada (oncilon AM creme) genérica ou similar +/- 17,00 R$ ela é anti-fúngica, vc passa bastante na ferida e observe como seca de um dia para o outro. Qualquer pode me adc no zap 999828543 Abraço!!!

Anônimo disse...

Geralmente abrem algumas feridas no início so tratamento.
O certo é itraconazol 100mg ao dia e 5mg de iodeto ao dia tb.
Boa alimentação.
Protetor hepático ou vitamina ajyda BA melhora.

Lene disse...

Gente trato meu gatinho com Itraconazol a 3 meses porém nas últimas semanas ouve uma interrupção de uma semana sem o medicamento Itraconazol voltou abrir feridas nele . Estava sequinho já agora voltei a dar o Itraconazol novamente mas estou em dúvida se devo continuar a contagem de tratamento até 6 meses. Ou devo reiniciar o tratamento começando a contar apartir de agora pois a ferida voltou.Ou continuo da mesma forma ele começou Tomar em agosto 2017 está previsto para términio do tratamento em fevereiro. Pois a vet tinha dito para dar o Itraconazol durante somente 6 meses.

devane van disse...

Oi gente de repente percebi que meu gato estava triste, foi ai que descobri uma pequena ferida no nariz dele, dai fui pesquisar e encontrei essa tal esporotricose não levei ele no veterinário só que acho que é esporotricose porque a ferida acompanha uma baba e de acordo com as pesquisas e relatos que li tenho quase certeza que é então no mesmo dia comprei itraconazol já tem 3 disa que medicando já vejo melhora já bri
nca come estou confiante será que estou agindo certo?

Anônimo disse...

Devane.. esta certo... Mas cada caso é diferente a resposta do gatinho. Por isso não pare dar o itraconazol porq o tratamento é longo com vários meses de tratamento e as vezes parece que o gato sarou.. mas apenas ficou estagnada e pode voltar pior do que antes, não deixar que ele ficar coçando a ferida e leve ao veterinário para acompanhar o seu gato, e siga as dicas se necessário aq nessa pag que é excelente! Melhoras para o seu gato e não desista nunca dele, pois ele confia em você!!! Acredite e tenha fé que ele ficará curado! Abração.

Juliana Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Souza disse...

Em maio levei meu gato no veterinário e descobri que ele estava com esporotricose, iniciei o tratamento e durante 5 meses de itraconazol a ferida nem sinal de fechar, cria umas casquinha e depois aparece em carne viva. E agora tem quase 2 meses que estou dando manipulado com íodeto de potássio e ainda nada, a mesma coisa, cria casquinha e depois em carne viva de novo. Não sei o que eu faço mais

Alba Guimarães disse...

Meu gato de 1 ano e meio, que não é cadastrado, apareceu com feridas causadas por briga nas patas e na orelha. Depois de uns 10 dias tratando, percebi que elas só aumentavam, sem sinal de melhora. Por causa disso, levei meu bichinho no veterinário, que realizou exames e detectou esporotricose. Ele receitou o Itraconazol de 100mg, que mandei manipular em uma farmácia de confiança. Fez recomendações sobre isolamento do gatinho, pois também tenho uma gatinha, que não foi contaminada pela doença. Para o isolamento, fechamos nossa área de serviços com tela de proteção. Para higienizar a área do gato, segui as recomendações e comprei um desinfetante que tem ação fungicida, que é utilizado nos Pet shops. Sempre utilizo luvas descartáveis. Vi também nos comentários de outros proprietários sobre o uso da Violeta de Genciana e comecei a utilizar nas feridas, aplicando com cotonete. Depois de 14 dias do tratamento iniciado, as feridas já apresentam 80% de melhora. Sei que o Itraconazol é essencial, mas o uso da violeta de genciana faz toda diferença, pois as feridas ficam secas e o meu gato não lambe.

Anônimo disse...

Meu gato foi diagnosticado a 3 dias com esporotricose, está sendo tratado com itraconazol 100mg e meio comprimido de hepvet uma vez ao dia e orientação para limpar a ferida duas vezes ao dia com soro fisiológico e aplicar Tintura de iodo 2%. Também estamos usando o colar.

Unknown disse...

Muitos veterinários falam pra limpar, mas como eu ja sofri muito vendo o meu gato sofrer. Cheguei a conclusão que quanto menos a gente mexer na ferida será melhor. Porque quando mexemos na ferida ela nunca cicatriza e os fungos se espalham rapidamente por toda a parte que o sangue passa ou quando encostamos os fungos se deslocam imigrando por baixo da pele. Eu vivia mexendo na ferida por recomendações, e a ferida sempre ficava pior. Já outros dois gatos perto aq de casa tem esporo na perna e outro no nariz. os donos não tratam e nem sabem que doença é, e os gatos estão ai vivos com essa ferida crônica, mas ela não evolui, sempre esta do mesmo tamanho. Já o meu que cuidei desesperadamente não resistiu. Já vi pessoas falando tbm para não ficar mexendo, então depois dessa experiencia, vejo que a limpeza melhora a aparecia mas por dentro os fungos se deslocam, mesmo com a medicação acontece isso ,porq os remédios demoram fazer efeito no corpinho do gato. DEVEMOS TER MUITA CAUTELA, pois essa doença é muito ingrata com os animais e humanos. Triste é ver que nenhum pesquisador se compadece com os bichos que sofrem tanto. Desejo boa sorte para todos que cuidam dos seus bichos com amor. Fiz o que pude.. lutei junto com o meu Gino. Sei que estivou ao lado dele, ontem, hoje e sempre.

Esther Gomes disse...

Pomada de cetoconazol ou shampoo do mesmo para lavar o local

Esther Gomes disse...

Precisa dar o remédio para o fígado ( hepvet suspensão 1ml ao dia ou Xantinon 2 x ao dia) pela manhã e o do tratamento da doença a noite (junto com alimento, de preferência sachê. Esse tratamento acaba com o fígado.

José Luiz disse...

Minha gata de 1 ano é tratada há 5 meses com itacrozanol. As feridas apareceram na barriga, olho e nariz. No veterinário foi feita uma raspagem no nariz para eliminar a carne esponjosa que fecha a narina, porém em pouco tempo reaparece.Toma injeções anti-inflamatórias que ajudam na cicatriz das feridas. Amanhã iniciará o tratamento com iodeto de potássio, 1 cápsula de 15mg durante 30 dias. Aplico rifucina nas feridas. Além de esporotricose ela também sofre de leucemia felina. Mesmo com essas doenças é um gato muito ativo e agora volta a comer normal.
Tenho lido que própolis e violeta de genciana são bons para secarem as feridas. Usarei esses medicamentos.

Luciana Lu disse...

ola thais
Estou muito triste! Minha mae cuida de dois gatos com esporo. O primeiro minha mae trata a um ano e nao melhora 100%. o segundo pegou do primeiro q é o pai mas está quase curado hoje. A situacao do neguinho, o primeiro, esta muito sofrido pois minha mae é idosa, mora só e eu moro em outro estado. com isso minha mae deixou de me visitar por esse tempo todo, mas agora vai ter que viajar de qq maneira pois seu primeiro neto ira nascer assim consequentemente ira interromper o tratamento. Estamos muito atormentados pois sabemos que ningem cuidara dele como minha mae vem cuidando e nao conseguiremos abandona-lo, seria muita crueldade. Assim estamos pensando seriamente em sacrifica-lo com uma tristeza profunda em nosso coracao. Viemos pensando que a certeza de que nao sofrera mais, ao mesmo tempo dá um certo conforto. Na verdade nao queremos fazer isso e assim venho contar esta historia na esperanca de surgir uma luz. Peco desculpa pelo desabafo em contar algo negativo aqui, em meio tantos testemunhos felizes e resultados maravilhosos pois fato é que está doenca tem cura sim.

Danda disse...

Estou cuidando de alguns gatinhos da rua com esporo. Dou itraconazol 100ml. Abro a capsula e coloco no pate. Estou lendo no blog que é bom dar xantinol para figado. Por favor alguem pode indicar a quantidade que devo dar.Não tenho condições de levar no vet.Obriad

Anônimo disse...

Boa noite gente. Estou com uma gatinha de 16 anos com o mesmo problema. Já fiz uso do itraconazol, mas não vi muitos resultados. Então me indicaram o iodeto de potassio, mas no Rio de Janeiro não encontro de jeito nenhum e pra manipular é preciso a receita. Se alguém souber onde encontrar por favor me ajude. Meu é : meg_silvagoncalves@yahoo.com

Cintia disse...

Oi pessoal me ajudem aqui, meu gatinho, o Chu também foi diagnosticado com a doença e neste mês de maio ele completa 6 meses de tratamento. Acredito que como ele estava só com uma ferida na pata o veterinário receitou dar o Itraconazol 100mg dia sim outro não. E receitou também uma pomada (muito boa) de Isoconazol 10mg. Acontece que ele teve uma briga com outro gato na rua nesse meio tempo que perfurou o nariz dele, há cerca de 2 meses voltei a colocar o colar Elizabetano nele e colocar pomada, uma das narinas dele fechou o que deixou ele com um pouco de dificuldade para respirar. Eu continuei com o tratamento mas estou achando um tanto demorada essa segunda recuperação dele.
Estou pensando em seguir as dicas de muitos blogs como este em passar a dar diariamente o Itraconazol juntamente com esse remédio para fígado, o Xantinon de 40mg. Hoje eu até fiz a compra dele e vou por conta própria mudar a forma do tratamento.
Gostaria de saber se o Xantinon é mesmo para ajudar no processo de ingestão por conta do uso diário do itraconazol. E quantos ml eu devo dar de Xantinon? Comprei em gotas que é mais fácil dele ingerir na seringa.
Quero saber se vocês usam o Itraconazol e o Xantinon diáriamente e sem interrupção, é isso mesmo?

Cintia disse...

AJUDA AQUI GENTE! Eu estou dá 6 meses já dando o remédio de esporeotricose para o meu gato, e as feridas ainda aparecem do nada. Será que ele está com a imunidade muito baixa? Meu gato não tomou a vacina trípice e eu ando muito preocupada. Se eu posso dar com ele em pleno tratamento ou se devo esperar mais um pouco.
O que acham? Me ajudem, minha grana é curta e está muito difícil pagar mais consultas para ele...

Diário de Uma Louca disse...

Boa noite cuido de um gatinho que peguei da rua com esporo, o tratamento é itraconazol é para as feridas unguento para mosca não pousar, não podemos fechar as feridas é pior.

Cintia disse...

Alguém sabe afinal o momento de parar, quando de fato o animal está curado?
Quebro tempo é recomendado para continuar dando a medicação mesmo que todas as feridas estejam cicatrizadas?
Vejo relatos aqui de gente que já está medicando o bichinho há 3 anos!

val disse...

Tem q fazer exame pra saber

val disse...

Estou tratando meu gatao ha 3 dias com o itraconozol de 100, passando tintura de iodo e acafrao na ferida. Hoje a ferida amanheceu sequinha. Esta com o colar elisabetano. Minha duvida eh ate qnd acontece o contagio. Ele esta restrito a um quarto e fica agoniado. Sera q fechando a ferida o risco de contagio termina? Vcs sabem dizer?

Anônimo disse...

estou muito triste minha gata pegou esta doença caiu metade da orelha tão rápido.. .estou dando itraconazol 100mg que mando fazer ...misturo com whiskas sachê.. mais já fazem quase dois meses e não vejo muita melhora...

Anônimo disse...

O que faço???iodeto potássio melhora mesmo????

Cintia disse...

Se somente o Itraconazol não estiver funcionando, tem que medicar o gato em parceria com as cápsulas de Iodeto de Potássio, que também é um dos agentes que contagem a doença. Mas não se esqueçam que é imprescindível que vocês deem um remédio para o fígado do gatinho pasta ele não ficar anêmico com problemas no fígado! O Iodeto acelera o resultado.

Andreia disse...

Boa noite, meu gatinho está com a doença tbm, comecei o tratamento com itraconazol hj, estou bem assustada com as feridas. Gostaria de saber quanto tempo leva para eu ver melhoras nele?

Cintia disse...

Andrea, medicando certinho com itraconazol 100mg, passando a pomada na ferida dias vezes ao dia e sem esquecer de dar um remédio para o fígado da seu gatinho. Apenas 2ml diários de Xantinon por exemplo. As férias vão fechar em 1 mês de tratamento. Em áreas como nariz demora um pouco mais. Após fecharem as feridas, é importante continuar medicando seu gato, com itraconazol e o Xantinon até uns 4 a 6 meses após não mais sair nenhuma ferida, porque tem casos que continua saindo uma bolinha e outra.
Espero ter ajudado. Boa sorte!

Anônimo disse...

Pessoal esporotricose é problema de saúde pública. Vc pode levar seu gato na zoonose de sua cidade, ele será atendido por veterinário e os exames serão realizados gratuitamente. So não dão o remédio, mas irão dar receita com a dosagem de acordo com o tamanho e peso do gato, também te ensinam a evitar contagio, se não tiver jeito fazem a eutanásia gratuitamente e cremam o corpo . Sempre que o animal estiver com doença passível de contaminação em humanos a zoonose faz atendimento veterinário gratuitamente. Em caso de dúvidas entre em contato com a zoonoses de sua cidade, atenção tem que dizer que e suspeita de esporotricose.

Unknown disse...

Veterinário aplicou uma injeção benzentacil o nariZ do meu tato cicatrizou

DANIELA PATRICIA disse...

Eu já estou desesperada. Estou dando itaconazol a meses e nada surta efeito. Vou seguir algumas dicas que li aqui no blog. Que doença chata. Já tive muitos gatos e nunca teve isso. Que Deud nos ajude a curar nossos gatinhos.

Anônimo disse...

(Posso escrever com erros pos não so brasileira)Tenho um gatinho se chama Kiki de 11 anos, ele tem esporotricose . começou com uma pequena ferida no dedo da pata,comesamos tratamento com 100 gr de itroconazol, rapidinho fechou no mesmo mes. logo depois nos mudamos para nova casa, ele entrou em pânico e sumiu na montanha, foi sumido por 10 dias. Nos procuramos ele e não achamos, mais ele voltou sozinho muito debilitado, mas não tinha ferida nenhuma achamos que ele esta curado não continuamos o tratamento. Logo depois ele começou ter umas bolhas inflamadas nas patas com liquido, começou estourar as patinhas dele, as poucos virou umas feridas enormes nas duas patas, claro levamos no veterinário mas ele disse que e assim mesmo e continuar com 100 gr de itroconazol. Voltamos dar durante 4 meses, eu fazia curativos duas vezes ao dia, não fechava as feridas mais limpava com sorro e spray antiseptic, coloque nele um colar também , mesmo assim as feridas continuavam abertas. Depois começou dar bolhas na cara dele e no nariz e nas orelhas, decidi levar para outro veterinário. Ele sugeriu logo dar para Ele junto com Itroconazol Antibiótico Petsporin 75 por 15 dias, depois continuamos mais 10 porque logo que parou ele começou piorar de novo, continuava aplicar Cetoconazol Spray nas feridas duas vezes ao dia, ( cuidado não pode lamer esse spray) também Interferon 1 ml, e multivitamins HEP e 4 dias de antiflamatorio Cetoprofeno 5 gotas (ele tem 5 kilos) . Na mesma semana ele teve melhoras , fechou todas as feridas todo sequinho . Única problema que aquelas bolhas estão voltando na cabeça dele e nas patas e no nariz, e estão estourando ele de novo, e ele ta com dificuldade de respirar pos nariz dele e muito inchado . Ja estamos em tratamento 7 meses. Ele esta isolado sozinho no quarto, e ja esta ficando deprimido, mas esto dando muito carinho e atenção a ele todo dia. Marquei consulta no FioCruz mas so daqui em dois meses tem vaga. A partir de hoje esto continuando com vitamina Hep ,Itroconazol, e spray Cetoconazol, por enquanto ele esta estável e as bolhas não estão estourando muito, e esto dando ração Premium, com frango desfiado para levantar a imunidade dele, pos esta muito baixa. Sempre uso luvas. Cuidado quando seu gatinho esta com essa doença não dorme junto com ele e não tenha muito contato direto, no nosso caso eu e marido pegou a doença tb, eu tive uma freirinha no dedo que curou bem rápido, mais meu marido tem também e ele esta tomando mesmo remédio ja 4 meses e não some a ferida, então cuida do seu gatinho com luvas , eu ja aprendi a lição. Pode não pegar mas pode pegar também ! Ja me falaram para sacrificar ele, mais eu não vo vo tentar de todo para ele melhorar. Ele esta bem diferente e triste, so deus! Não parei o tratamento por nem um dia, pos depois volta pior que era o fungo mais resistente. Se ferida fechou, continua dando mais por um mês, não faca mesmo erro que eu.

Cintia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cintia disse...

Moça do comentário ACIMA. Leve seu gatinho, de preferência 30 minutos diários para tomar sol. A falta de vitamina D pode baixar a imunidade também. Dê banho regularmente e seque bem as feridas, não se esqueça que é um fungo e a região precisa estar bem sequinha para cicatrizar. Eu uso pó de Vodol por cima da pomada. Não pare de usar o Itraconazol 100mg. Faça uso de vitaminas, ajudará na imunidade, eu estou fazendo o uso do Leucogen usarei por 60 dias, é um xarope que ajuda a subir a imunidade. Meu gato também perdeu peso e ficou com o sistema imunológico baixo. Quando ele estiver com a imunidade melhorzinha, tente usar o Iodeto de potássio, é um medicamento que acelerará o processo de cura, porém é uma medicação a mais, forte para os bichinhos. Eu trato do meu já há 9 meses.

Coruja disse...

Meu gato com 5 anos apareceu com uma ferida que comeu a metade do focinho.Dei o Itraconazol , e em uma semana a ferida fechou ,nem parecia que ele um dia esteve doente.Foram 2 meses com o remédio todos os dias.Porém no terceiro mês do tratamento começou a abrir feridas no corpo inteiro.Quando o levei pra revisão o veterinário receito mais o Iodeto de Potássio 30 mg.
É uma situação muito triste. Quando vejo os depoimentos então...fico com muito desânimo , achando que meu gato será o "sorteado" , fará parte dos 5% que não se curam e morrem.Fora que ele perdeu a liberdade ,fica na corrente , que nem cachorro ,pois onde moro é região de sítio ,com terreno grande e sem muro ,e não posso deixá-lo dentro de casa.Já pensei em pedir pra sacrificá-lo, pois sei que ele não está feliz.Era um gato que caçava, namorava, enfim , vivia uma vida de gato ás antigas.

Unknown disse...

Qual dosagem do iodeto e potássio devo manipular?

Cintia Aznar disse...

Itraconazol 100mg 1x ao dia, durante 4 a 6 meses. O uso do Iodeto de potássio deve ser adicionado ao tratamento em casos onde não veem avanço na cicatrização, aparecimento de novas feridas e quando a cicatrização está demorando na mucosa nasal. Iodeto de potássio 40mg junto com o Itraconazol. Mas atenção, não deixem de dar um protetor hepático para o animal. Essas medicações são muito tóxicas para eles, agride o fígado do animal. No meu caso uso 2ml de Xantinon ministrado 2x ao dia. 1ml de manhã e 1ml a noite. Deem frango, carne com frequência, costumam perder peso e ficarem com a imunidade baixa.
Boa sorte a todos com seus pets, que o nosso São Francisco os proteja!