terça-feira, outubro 04, 2011

Labradoodle -- A nova raça!

Pois é, se a gente  aparece numa feirinha com um cão desses chamam de viralata, mas agora criaram essa raça e vão vender caríssimo por aí. Infelizmente daqui a pouco veremos muitos Labradooles abandonados por aqui. Que maldade. São lindos os cães, mas imagina o trabalho de cuidar de um poodle gigante, com todo esse pelo. 





Site: http://labrador.br.tripod.com/labradoodle.htm

Matéria:


Labradoodle --
A nova raça!
Texto e tradução: Camila Ikuta (créditos no final da página)

O Labradoodle é uma raça criada a pouco tempo e, portanto, novata na cinofilia. Os criadores são escassos emvárias partes do mundo, mas no seu país de origem, o Labradoodle tem uma certa popularização.No Brasil não há notícia de exemplares.
A raça foi criada em meados de 1970,na Austrália, derivada do cruzamento de duas raças: o Labrador Retriever e o Poodle Standart.Pelo que se dizia, a cruza foi feita na esperança de se obter cães guias para pessoas alérgicas a pêlos.Nas primeiras ninhadas os filhotes tinham temperamentos diferentes,assim como seus pêlos, que eram lisos ou encaracolados, porém com o tempo a criação foi se aperfeiçoando e hoje vemos o Labradoodle atual.
Mesmo com beleza,porte e temperamentos já definidos a única entidade que o reconhece até o momento é o CKC
(Continental Kennel Club).Porém, esta raça avança.Quando ela ainda estava reservada ao trabalho como guia de cego, nenhum filhote era vendido. Tornando-se cada vez mais popular por sua inteligência e afeto inestimáveis, a raça tomou o coração de muitos, os que fizeram a Associação Guia de Cego liberar alguns filhotes para à venda.
O Labradoodle é um cão que une do útil ao agradável.Tem temperamento mesclado dos seus dois ancestrais - o Labrador e o Poodle - por isso reserva muita inteligência, carinho e afeição por humanos e animais.Muito obediente, o Labradoodle é facilmente treinado e executa os comandos apenas por prazer, para agradar ao dono. É muito esportista e por isto mesmo requer muita atividade.Nunca deve ser usado como guarda de propriedades pois não têm instinto agressivo.
No tamanho,o Labradoodle tem duas variações - a miniatura (de 30 a 46 cm) e a standart (de 53 a 56 cm).Cores permitidas: creme, branco,abricó, chocolate, café, preto e cinza.O Labradoodle é um cão que vive muito; cerca de 13 a 15 anos.Têm olhos bem castanhos e separados. Exótico,o Labradoodle tem uma característica
especial: seu pêlo,mesmo que grande (chega a medir 15 cm) não cai, por isso é uma ótima alternativa a alérgicos a pêlos,além de que sua textura é muito sedosa e não pede muito tratamento, acata pouquíssima sujeira, precisando ser penteado duas vezes por semana.Fora isto, diz-se que a pelagem é especial e imune à pulgas e outros parasitas.O Labradoodle,principalmente o miniatura,vive tranquilamente em pequenos espaços, bastando um passeio diário.
Fora do padrão estão os que são agressivos,latem demais,apresentam dominância ou são medrosos/tímidos.

ENTREVISTA --

Berveley Manners
, secretária da Associação de Labradoodle da Austrália e prop. do canil Rutland Manor Labradoodles


Labrador OnLine - Fale um pouco sobre o Labradoodle e a sua história.
Berveley - O Labradoodle foi criado primeiramente por um homem chamado Wally Cochran em uma Associação de Cães Guias em 1970, em Melbourne, na Austrália. Ele estava tentando produzir um cão guia perfeito, por isso cruzou uma fêmea de Labrador com um Poodle Standart.Logo na primeira ninhada os filhotes tinham uma pelagem que adaptava-se perfeitamente à pessoas alérgicas à pelo, como também eram extremamente inteligentes e fáceis de treinar.Para Wally, foi uma descoberta emocionante, fazendo então ele aperfeiçoar a raça e chamá-la de "Labradoodle". Como eram muito delicados e com qualidades importantes, logo conseguiam o agrado do público, estando claramente feito que quem encontrasse um Labradoodle logo queria um.Os canis à produzir corretamente Labradoodles surgiram em 1990, na Austrália, e os primeiros foram: Tegan Park Labradoodles e o meu canil, Rutland Manor Labradoodles. Nestes dois criatórios foram realizadas muitas pesquisas e obtivemos sucesso, conseguimos colocar centenas de filhotes em casas onde moram pessoas com alergia, asma e até nos hospitais de cuidados onde os cães fazem companhia aos deficientes.
Labrador OnLine - Qual foi o incentivo para criar Labradoodles?
Berveley - Muitas raças puras de cães sofrem de doenças hereditárias que são difíceis de se solucionar, tudo por causa do descuido no início de seu desenvolvimento.Encontrei uma oportunidade extraordinária de poder participar de um desenvolvimento de uma nova raça que é esperta,super fácil de treinar,de trato fácil e que provém de dois cães cuja saúde,em geral,é alta.Na minha opinião,uma ótima combinação,já que o Labrador é por natureza dócil e inteligente e o Poodle, alegria e pêlos que contribuem para alérgicos, pois têm uma textura especial, o que fazem cair pouco.
Labrador OnLine - Sendo produzido de Retrievers, hoje em dia ele tem os mesmos instintos?
Berveley - O Labradoodle ama água, como também sempre tem de carregar algo em sua boca. Se treinado ainda pode servir de recolhedor e é muito obediente no assunto. Como seus ancestrais, tem o mesmo temperamento: dócil e delicado; personalidade única e alegria incansável... não é agressivo em hipótese alguma.Chegando em uma conclusão, o Labradoodle ainda carrega instintos caçadores, porém, não executa a função e atualmente é um cão de trabalho.
Labrador OnLine - Qual é o Labradoodle correto, diga algumas características que se descrevem no Padrão.
Berveley - Na realidade se comparássemos o Labradoodle com o Labrador dizeríamos que é um Labrador de pelagem encaracolada, comprida. Na verdade,seus pêlos podem ser encaracolados ou ondulados, no último caso, são mais longos e podem chegar aos 15 cm.Pouco comum, a raça não tem muito cheiro natural, mesmo quando molhada, e não é preciso praticar o Grooming, os pêlos crescem naturalmente.No padrão - cores: são sete diferentes, em várias nuances: Creme, Branco,Abricó,Chocolate,Café, Preto e Prata.Os tamanhos variam: o padrão é de tamanho de um Labrador, o miniatura é de porte pequeno-médio, como um Poodle anão ou um Cocker Spaniel.
Labrador OnLine - Qual é o trabalho da Associação de Labradoodle da Austrália? Como entrar em contato?
Berveley - A Associação de Labradoodle da Austrália, Inc. foi fundada para que os amantes de Labradoodle compartilhem todo o amor da raça. Também emite o registro (CKC) para os cães, cadastrando ninhadas. Esta sociedade é larga no mundo e você pode se informar mais detalhadamente mandando um e-mail paralabradoodles@dcsi.net.au .
Labrador OnLine - Qual a popularidade do Labradoodle no mundo? Em quais regiões ele é mais conhecido?
Berveley - A Associação de Labradoodle da Austrália emite filhotes para vários países, dentre os quais: Tasmânia, Nova Zelândia, Finlândia, Noruega, Argentina e Estados Unidos já tem uma quantidade satisfatória de Labradoodles,o que não os faz ser uma raça raríssima.A Holanda também espera o seu primeiro Labradoodle. Quanto ao reconhecimento, só o Continental Kennel Club o aceita.








Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

2 comentários:

Fafeixions disse...

Ei Thais!
Minha cadela deu a "luz" a 09 labradoodles.
Ela é labrador chocolate e o pai é um poodle branco.
Fiquei com 02 filhotes, doei outros 05 e ainda tenho 02 para serem adotados.
Como vc disse, as pessoas ainda não conhecem a raça e acham que é um SRD, mas não.... são espertos demais e carinhosos.
Estão com 03 meses já vacinados e vemifurgados.
Se vc puder e quise anunciar os filhotes, ficarei agradecida.
Eu moro em Contagem/MG. (10km de Belo Horizonte).
Meu contato é fafeixions@yahoo.com.br

um abraço e parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Conheço essa mulher!!!
Ela jogou 2 desses cachorros na rua...um foi atropelado perto da minha casa!O outro vive num córrego de Contagem!
Chamei a polícia e eles constataram os maus tratos e disseram que não tinham uma delegacia especializada e não poderiam fazer nada!
Falsa! Só quer saber de cachorro bonito e de raça.