terça-feira, outubro 04, 2011

Quero cruzar meu pastor...


Existem pessoas que já possuem um pastor e pensam em adquirir outro para acasalar, porém  esta atitude pode ser perigosa e prejudicial. Quem ama pastores deve antes de tudo pensar em preservar a raça. Atualmente temos muitos pastores fruto decruzamentos caseiros, realizado por pessoas que não são especializadas portanto não preservam a raça.

Preservar é selecionar. Preservar é evitar cães fora dos padrões. Preservar é evitar cães displásicos, com problemas de estruturas, saúde e temperamento. Preservar é estudar a raça, planejar, evitando a multiplicação de  pastores problemáticos e o conseqüente abandono.
 
 
 

 EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO

 

- Vou acasalar o pastor que eu adotei.

Se você adotou, provavelmente o cão não tem pedigree, portanto você não sabe a procedência deste animal. O pedigree é mais do que um papel, ali contém a árvore genealógica do animal, mostrando os antepassados e é usado para estudar a linha de sangue, saber se hádisplasia coxo-femural, ver que tipo de temperamento e a estrutura os cães passam através dela e etc. Então se o seu animal não possui pedigree, ele é uma “caixinha de surpresas”, pode carregar diversas doenças genéticas, que às vezes só vão aparecer na próxima geração (filhotes). Tem que estudar muito bem o padrão da raça, pois os pastores tem altura, inclinação, coloração, peso, e temperamento muito especifico e você não sendo um criador está contribuindo para o retrocesso na evolução da raça. Além disso, com tantos pastores e outros cães de raça abandonados é uma questão de cidadania evitar a procriação e a multiplicação, lembre-se que um casal de pastores em 10 gerações vai gerar mais 80.399.780 animais. Vamos evitar pastores atípicos, pequenos, medrosos, agressivos, tímidos, cores erradas e angulações erradas. Cães fora do padrão levam um desvio e devem ser castrados.


- Os Riscos do acasalamento: 

Além da parte de estrutura e temperamento, a saúde do animal deve ser levada em consideração. Você pode arriscar seu animal a pegar uma DST (doença sexualmente transmissível) quando cruzar, Tumor de Sticker e Brucelose. Se o macho for maior que a fêmea, provavelmente vai ser uma gravidez de risco e vai precisar de cesárea (principalmente raças pequenas). Na cesárea a mãe e bebe podem morrer, ou ela pode depois não querer amamentar os filhotes (além do custo ser alto). É imprescindível fazer pré-natal e exames como por exemplo, ultra som e raio-x para acompanhar a gestação.

Ter uma ninhada demanda de muita dedicação, estudo e dinheiro. Vai ter que alimentar com boa ração vários filhotes, gastar com vacinas éticas e vermífugos, levar todos ao veterinário. E claro a segunda etapa, a venda ou doação: achar boas pessoas, que cuidam direito, vão praticar a posse responsável e que vão cuidar direito por aproximadamente 12 anos sem abandoná-los é difícil achar, e pensar que essas pessoas podem vir depois a acasalar os filhotes que adquiriram, aumentando ainda mais as chances de um animal ser futuramente abandonado, já que não pode ter controle sobre eles. Dos dez animais que estão hoje na rua, oito deles já tiveram um lar, portanto são muitos riscos.
 
 
 
 
 
- Eu li tudo, e ainda quero acasalar....

Se infelizmente você ainda insistir em acasalar ao menos tente fazer da forma mais correta possível para minimizar os prováveis problemas que poderão surgir. A primeira coisa a fazer é ver o pedigree, tentar ver os antepassados se todos eram saudáveis. Depois, é fundamental pedir para o seu veterinário tirar uma radiografia do quadril do animal para ver se tem displasia coxo-femural e dos cotovelos, vacinar e vermifugar. Verifique se há também problemas na coluna e investigue se não possui problemas de pele como a sarna demodécica que é muito comum e genética. Depois, se estiver tudo Ok, leia o padrão da raça, estude e veja se o seu pastor não tem as faltas eliminatórias. O último passo é procurar um parceiro, jamais faça procurando aleatóriamente pela Internet, você só vai achar cães sem controle e seleção nenhuma, que podem transmitir diversos problemas. O correto é procurar as sociedades do pastor alemão, que podem te orientar, ver seu cachorro e indicar pastores para acasalamento. Procure o CBPA – Clube Brasileiro do Pastor Alemão, e informe-se como você poderá tirar pedigree para os filhotes.


- Vou acasalar, mas sem exames e sem pedigree.

Então, você só estará ajudando o comercio ilegal, está sendo um criador de fundo de quintal, que não se importa com a raça. Outro fato importante que aos olhos da legislação o animal é visto como objeto, um bem material, no qual você é responsável caso venha a ter “defeito”, isto é, se o novo dono reclamar de algum problema genético você deverá arcar com os custos.
 
 
Amamos nossos cães, mas amar e estar apto a acasalar são coisas totalmente diferentes.
Temos que ser conscientes.

 
 

 CASTRAÇÃO É UM ATO DE CIDADANIA

 
 
 
 
Conclusões Finais:

- Todo pastor deve tirar uma radiografia para displasia coxofemural, pois é genética e atinge muitos exemplares.

- Ler o padrão da raça, estudar temperamento e estrutura antes de tudo.

- Atualmente mil animais estão abandonados, o pastor é a 5ª raça mais abandonada
(ficando atras apenas do Poodle, PitBull, Rotwailler e Labrador) 
 
- O número de cães de raça em abrigos, aumentou 30%

- A castração e educação são as medidas mais eficientes para evitar o abandono, e a irresponsabilidade, além disso a castração traz diversos benefícios a saúde do animal 




Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com
 

Nenhum comentário: